sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Descobri que tenho Acidez Estomacal e Refluxo

A acidez estomacal é o excesso de sucos digestivos no estômago, entre os quais se encontra o ácido clorídrico. Esses sucos podem refluir, subindo ao esôfago, ocasionando a chamada azia que provoca a sensação de ardência no esôfago. 
Manifesta-se como sensação de acidez e dor de estômago. Em algumas ocasiões esse ácido sobe ao esôfago e pode produzir um forte mal-estar - azia. Quando isto é freqüente, pode-se apresentar retenção de líquidos, tendência a artrite reumatóide, dor de cabeça, sensibilidade dos dentes ao vinagre e a frutas acidas.

Evitar
: Nervosismo, estresse, angústia, café, chá preto, farinhas e açúcares refinados, chocolates, refrigerantes, pimenta, álcool, carnes vermelhas e aspirinas. 
A acidez se apresenta mais freqüentemente quando existem problemas nos rins e no fígado. 
Cuidados especiais: 
Não comer demasiadamente e mastigar a refeição lentamente. 
Ingerir uma boa dose de gel natural de Aloe Vera. - Esse produto neutraliza a acidez e regula o pH. 
A Alfafa em forma de suco ou tablete, pode ajudar devido ao seu poder altamente alcalino. 
O gengibre também é um elemento de grande ajuda para absorver a acidez estomacal. 
Incluir nas refeições alimentos alcalinos como tâmara, milho tostado, mamão papaia e a maçã cozida.
Não se deitar depois de comer, já que isto ajudará a que os sucos gástricos subam com facilidade para o esôfago e para a garganta. Se for se recostar, manter a cabeça em posição elevada. É recomendável não se deitar antes de 2 horas e meia após às refeições. 
Eliminar os produtos que produzem acidez: bebidas com cafeína, como o café, o chá preto, os refrigerantes... Além desses, o chili , a pimenta, cacau, os empadões de farinha... O cigarro e bebidas gasosas... 
Eliminar os alimentos fritos e gordurosos. 
Atenção - Se sentir forte acidez, enjôos, vertigem, vômito com sangue, dor desde o peito até o pescoço e os braços, consulte seu médico imediatamente.

Quando o médico é necessário.
Sempre que a acidez for muito intensa e freqüente.
Terapia natural:
* Suco de Aloe Vera - antes das refeições.

Refluxo

refluxo gastroesofágico ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) consiste no refluxo de conteúdo alimentar presente noestômago para o esôfago, normalmente com pH ácido, embora possa ser também de conteúdo biliar, neste caso chamado refluxo alcalino.
O sintoma mais comum é a azia (sensação de queimor retroesternal e epigástrica, que pode subir até à garganta) e sensação de regurgitação. Entretanto, a ocorrência eventual depirose não significa caso da doença, embora sua ocorrência em períodos relativamente curtos seja indicativo de seu desenvolvimento.
O refluxo, que contém material ácido, atinge a faringe e até a boca, provocando, tal como na pirose, ardor, queimação, mal estar e em casos extremos a morte. 
Pode ocorrer também dor no precórdio, em queimação, simulando uma dor cardíaca, problemas respiratórios (asma, broncopneumonia) ou do orofaringe (tosse, pigarro ou rouquidão). Os sintomas de pirose e dor podem ser aliviados com a ingestão de antiácidos no entanto um modo rápido de identificar a origem da dor no peito (se cardíaca ou gastro-intestinal) é ingerindo alguns goles de leite sem açúcar. Os fatores predisponentes mais comuns são a presença de hérnia do hiato esofágico, obesidade e tabagismo, entre outros.
A presença de bile refluída do duodeno parece ter muita importância em um tipo mais grave de DRGE, chamado de Esôfago de Barrett. Este tipo está intimamente ligado ao câncer do esôfago.
Dificuldade para engolir e dor torácica crônica, e ainda pode incluir tosserouquidãoalteração na voz, dor crônica no ouvido, dores agudas (pontadas) no tórax, náusea ou sinusite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho, vou adorar ler e responder. Bjus